Mais sobre o return final

O return da sua função tem algumas propriedades que o ajudam a escrever seu código

O primeiro exercício da Lista 1 pedia para você determinar se um dado ano é ou não bissexto. À epoca, não usamos uma função e programamos o código diretamente, seguindo o algoritmo proposto no enunciado do exercício. No entanto, podemos criar uma função para fazer isso:

def bissexto(ano):
    if ano % 400 == 0:
        return True
    elif ano % 100 == 0:
        return False
    elif ano % 4 == 0:
        return True
    else:
        return False

Não se confunda com tantos return! A execução da função termina assim que um comando return é atingido. Em outras palavras, na função acima, assim que é executado qualquer um dos comandos return, a função termina e você tem imediatamente o resultado. Essa é uma característica importante do comando return. Isso facilita, e muito, a criação, entendimento e uso de funções em python!

:bulb: Veja que a função acima não está otimizada com as dicas do exercício! Para treinar lógica de programação, recomendo que você leia as dicas encontradas no enunciado do exercício e adapte a função seguindo as recomendações lá encontradas.

Repare que, para a solução do exercício sobre senha forte, podemos usar esse conceito e criar uma função para gerar possíveis senhas e outra para testá-las.


Teste seu código:

Cortesia: trinket.io

Página atualizada em 22/08/20