Formatação e indentação final

Um código python é escrito de maneira estruturada usando tabulações (indentação) criando blocos dentro do arquivo

Sistema de arquivos

  • Arquivos legíveis por um interpretador python tem o formato de arquivos texto.
  • Usualmente, para identificá-los, adiciona-se a extensão .py ao nome do arquivo
  • Não existem muitas restrições quanto ao nome do arquivo (isso depende mais do seu sistema operacional), mas eu recomendo evitar espaços em branco e caracteres especiais e acentuados para batizar seus programas. Isso é uma garantia de maior portabilidade de seus códigos para diversas plataformas (windows, linux, mac, …)

Sintaxe python

Diferente de outras linguagens de programação, como C, C++ e Java, os diferentes blocos de um programa python são identificados por tabulações, ou espaços em branco que servem como indentação (espaço em branco antes dos comandos) e fazem o papel das chaves nas linguagens citadas. Por exemplo, o seguinte código escrito em C:

/* isto é um comentário */
n = 0;
y = 0;
while(n < 10) {
  y += n;
  n++;
}
printf("y = %d\n", y);

é equivalente, em python, ao seguinte:

# isto é um comentário
n, y = 0, 0
while n < 10:
  y += n
  n += 1
print(f'y = {y}')

Em C, o bloco definido pelo comando while é delimitado pelas chaves ({}). Além disso, cada comando é terminado necessariamente por um ponto-e-vírgula (;). A indentação dentro do bloco while é puramente opcional, servindo apenas para aumentar a legibilidade do código.

Em python, por outro lado, a indentação é obrigatória: é a maneira pela qual o python identifica quais comandos pertencem ao bloco ẁhile e quais não pertencem. Veja que a única diferença entre a a penúltima linha (n += 1) e a última (print(f'y = {y}')) é a falta de indentação desta última, fazendo com que ela esteja fora do while. Para tornar o código mais legível, seria interessante deixar uma linha em branco entre essas duas linhas.

:information_source: Em python, qualquer coisa após o símbolo # é um comentário. O intérprete python ignora essas partes do código quando executa seus programas. Comentários servem para melhor documentar o seu código, como observações para quem vai ler seu código e tentar entendê-lo. Inclusive para você mesmo, depois de alguns dias sem olhar para ele!

Veja que diferentes blocos podem estar aninhados, novamente usando indentação. Por exemplo, considere o seguinte código:

m, n, y = 0, 0, 0
while m < 10:
  while n < 10:
    y += n
    n += 1
  m += 1

print(f'y = {y}')

A linha n += 1 está dentro do segundo while, mas a última linha (m += 1) está dentro do primeiro, mas fora do segundo.

Assim, um código python é, em geral, mais conciso que códigos escritos em outras linguagens semelhantes. Também por esse motivo, é preciso tomar cuidado, pois falhas na indentação podem dificultar o processo de debugging (eliminação de erros).


Teste seu código:

Cortesia: trinket.io

Página atualizada em 8/27/2020, 6:47:05 PM