Saída com print() final

Como iniciantes fornecem informações ao usuário

Assim como na entrada de informações, você deve estar acostumado a programas e aplicativos fornecerem informações de forma gráfica, como no exemplo do botão abaixo:

Vamos começar de forma mais modesta e ver como fornecer informações para o usuário, que espera resultados do seu programa, na forma de uma TUI (interface de texto com o usuário), assim como fizemos para a entrada de dados.

Para imprimir qualquer informação na tela, o comando usado é o print(). Por exemplo,

x = 5
print(x)

Pode-se usar o comando print() para imprimir vários valores:

x = 5
y = x * x
print('O valor de', x, 'ao quadrado é', y)

que resulta na frase O valor de 5 ao quadrado é 25 impressa na sua tela. Repare que o python adiciona um espaço em branco entre os dados impressos.

Saída formatada

Existem diversas maneiras de formatar o que será impresso pelo comando print(). A mais indicada para iniciantes é o uso de strings interpoladas, ou f-strings, implementada a partir do Python 3.6 – não funciona em versões anteriores do python!

Lembre que uma string é uma sequência de caracteres: s='x ao quadrado é igual a y'. Mas você pode precedê-la com o caracter f torná-la interpolável: qualquer variável dentro de chaves ({}) na string será substituída pelo valor dessa variável. Por exemplo, veja o código abaixo:

x = 5
y = x * x
s = f'O valor de {x} ao quadrado é {y}'
print(s)

O python simplesmente substitui (interpola) os valores das variáveis x e y na sua string! Depois disso, basta imprimi-la normalmente. Veja que você pode fazer tudo numa única linha:

x = 5
print(f'O valor de {x} ao quadrado é {x*x}')

Conveniente, concorda?

Existem outras maneiras de gerar strings formatadas e facilitar a saída de informações para o usuário (que não veremos nesse curso). O próprio método de f-strings tem muitas opções para configurar a maneira como as variáveis são manipuladas antes de gerar a string final.


Teste seu código:

Cortesia: trinket.io

Página atualizada em 22/08/20