Entrada com input() final

Como iniciantes interagem com o usuário

Como fazer com que seu código peça informações ao usuário? Em sites e aplicativos, geralmente você fornece informações interagindo com alguma forma de interface gráfica, como os campos de texto, a caixa de verificação e o botão abaixo:

Nunca divulgaremos seu e-mail para terceiros.
(este botão não faz nada, serve apenas como ilustração).

É possível criar interfaces assim em python! Infelizmente, não temos tempo de chegar a esse nível de sofisticação. Tentei fazer isso na primeira edição do curso, mas o nível de conhecimento exigido é alto demais para chegar nesse ponto em apenas um semestre!

Ainda assim, é possível desde já criar uma interface com o usuário, ainda que simples, chamada TUI (text-based user interface, ou interface de texto com o usuário). Ela é feita basicamente usando o comando input(). Veja o exemplo abaixo:

x = input('Digite um número: ')

O que esse código faz é pedir um número ao usuário, que recebe como instrução a mensagem Digite um número: . O usuário digita o número que ele quiser e, assim que pressionar Enter, o python recebe a informação na forma de uma string e a atribui à variável x.

:warning: Em Python 3, a informação recebida do usuário pelo comando input é sempre do tipo string. Esse comportamento é diferente em versões anteriores do python!

Se você quiser que o python interprete a informação recebida como uma variável numérica, é preciso convertê-la para o tipo desejado usando, por exemplo, int() ou float():

x = int(input('Digite um número: '))

Para mais clareza, você poderia separar o comando acima em duas linhas:

x = input('Digite um número: ')
x = int(x)

Além disso, veja que o python não faz automaticamente nenhum teste para ver se o que o usuário digitou é realmente um número. Se o usuário digitar, por exemplo, três (e não 3), a conversão para int não vai funcionar! Existem maneiras de verificar se o que o usuário digitou faz sentido no seu programa (a construção usada para isso é a try - except). Neste curso, no entanto, nos exemplos e exercícios, sempre imaginaremos um “usuário perfeito”, que não comete erros e fornece sempre valores coerentes…


Teste seu código:

Cortesia: trinket.io

Página atualizada em 07/06/20