Simplificando o Júpiter da USP usando raspagem de páginas (webscraping)
A intenção não é criticar o Júpiter levianamente, mas as reclamações de alunos e professores acumulam-se ao longo dos anos sem que vejamos mudanças significativas
O Sistema Júpiter é a maneira pela qual os alunos e visitantes conhecem detalhes dos cursos da USP: quais matérias cada curso da USP oferece, com detalhes como conteúdo, bibliografia, método de avaliação, carga horária, etc. No entanto, extrair informações do sistema de forma sistemática é muitas vezes uma tortura. Não é a minha intenção aqui criticar o sistema levianamente, mas é fato que as reclamações de alunos e professores acumulam-se ao longo dos anos sem que vejamos mudanças significativas.
Montar a grade curricular, por exemplo, é um trabalho hercúleo por parte das comissões de graduação das diferentes unidades da universidade. Há iniciativas louváveis, por parte de docentes e seu grupos de pesquisa (independentes da equipe que coordena o Júpiter, saliente-se), como a MatrUSP, em que informações de anos anteriores são armazenadas e facilitam e muito a matrícula dos alunos.
No entanto, não conheço iniciativas semelhantes para a montagem das matrizes curriculares e atribuição de horários e e carga horária aos professores. Essa tarefa é de responsabilidade de algumas instâncias internas de cada unidade: a comissão de graduação (CG) estabelece os horários das disciplinas, ao passo que as chefias de departamento devem encontrar um ou mais docentes para ministrar cada disciplina no horário estabelecido. O trabalho em geral é facilitado pelo que já foi feito em anos anteriores, e por isso a planilha eletrônica usada no passado é guardada como Ouro do Reno para o futuro.
Mas o trabalho em planilhas eletrônicas — digamos de maneira clara e sem rodeios — é obsoleto e frustrante para quem está acostumado a programar atividades de maneira mais sistemática usando bancos de dados e códigos automatizados. Por motivos parecidos, é uma reclamação constante das chefias de departamento, pelo menos na EEL, pois a planilha recebida da CG vem também com disciplinas de outros cursos, e é preciso separar o joio do trigo para, no meio de tantas disciplinas, horários e turmas, encontrar aquelas sob responsabilidade do departamento.
O Projeto PyJupiter foi criado pensando em facilitar a vida dos docentes e alunos da EEL/USP
O Projeto PyJupiter foi criado pensando em facilitar a vida dos docentes e coordenadores de cursos (e também dos alunos, que passam a ter uma plataforma mais amigável de consulta de dados das disciplinas de seus e de outros cursos) da EEL/USP. As disciplinas de todos os cursos estão aqui e seus dados podem ser exportados em formato pdf
e docx
. Com o tempo, acrescentaremos mais funcionalidades ao projeto de modo a torná-lo cada vez mais útil a docentes e alunos da EEL.
O conteúdo aqui encontrado é independente da Universidade de São Paulo e de responsabilidade exclusiva dos desenvolvedores do Projeto PyJupiter. Todos os dados empregados são de acesso público e encontrados no Portal de Serviços da USP.
Última atualização em 2024-12-19 09:09.