Pós-Graduação

Os docentes do DEMAR atuam nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Materiais (Doutorado e Mestrado Acadêmico) e em Projetos Educacionais de Ciências (Mestrado Profissional).

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais

:link: PPGEM

A ênfase do PPGEM recai sobre o processamento e a caracterização, pelas mais diversas técnicas, de materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos. Destacam-se as pesquisas envolvendo materiais metálicos avançados (aços especiais, metais refratários, compósitos e superligas), materiais magnéticos e supercondutores, materiais cerâmicos refratários para a indústria metalúrgica (ferrosos e não ferrosos), recuperação de resíduos sólidos, reciclagem de materiais poliméricos, síntese de polímeros inteligentes e biomateriais. Os profissionais aqui formados têm condições de atuar tanto no setor produtivo como no acadêmico, como atesta o perfil dos egressos do Programa. O PPG-EM contribui para a inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho e na produção científica de nível internacional nestas áreas estratégicas do desenvolvimento. A interação com a indústria é permanente; o número de alunos oriundos da indústria aumenta a cada processo seletivo com projetos vinculados diretamente às áreas de atuação que sejam comuns às linhas de pesquisa do PPG-EM. Os resultados desta interação são positivos, com notável melhoria na qualificação da mão-de-obra especializada, com impacto reconhecido na produtividade e no valor agregado dos produtos.

Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências

:link: PPGPE

O Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências possui uma metodologia inovadora em relação aos cursos de pós-graduação de ensino de ciências acadêmico, pois irá proporcionar de forma diferenciada a interação entre a universidade e escolas de ensino básico. O projeto de criação do curso tem como objetivo a melhoria dos aspectos sócio-educacionais de forma sustentável e continuada visando à formação vocacional dos estudantes do ensino básico em diferentes áreas do saber relacionadas às ciências exatas e biológicas.